sábado, 31 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE DEZEMBRO/2011


Data: 01/12
Filme: Histórias do Cinema Brasileiro 2 (programa com 04 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 78 min.
Sinopse: Parte da história do cinema brasileiro está presente nos filmes deste programa. O média-metragem Que filme tu vai fazer? registra um momento de perplexidade e resistência. O documentário A fila, registra a absurda burocracia a que foram submetidos os cineastas brasileiros no início da “retomada”. O curta-metragem Duralex, sedlex documenta as rememorações de Zé Japonês, técnico mineiro em conserto e manutenção de equipamentos cinematográficos. E a ficção A hora vagabunda lança um olhar sobre as inquietações de uma juventude que aspira ao cinema ao mesmo tempo em que é marginalizada por ele.
Classificação indicativa: 12 anos

Data: 06 e 08/12
Filme: Samba e bossa-nova: música do Brasil (programa com 07 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 78 min.
Sinopse: Os sete documentários reunidos nesta compilação mostram o dia-a-dia, as apresentações, gravações e entrevistas em deliciosos registros dessa grande paixão brasileira. Partindo do samba de Pixinguinha, Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, passando por Martinho da Vila e João Nogueira, com um breque na bossa nova de João Gilberto, avança até a MPB de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Nara Leão e Jards Macalé.
Classificação indicativa: 12 anos.

Data: 13 e 15/12
Filme: Música de invenção (programa com 06 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 94 min.
Sinopse: Este programa mostra um pouco da inventividade de que a música brasileira é capaz. Tim Maia, Walter Franco, Os Mutantes, Jards Macalé, Moreira da Silva, Arrigo Barnabé e um “quase” anônimo rastafári que dá duro para divulgar seu novo trabalho: todos têm em comum o inconformismo diante de fórmulas prontas. Cada um foi capaz de mostrar que a música popular pode ser repensada das formas mais inusitadas. Nestes documentários e ficções, temos imagens raras, reflexões e depoimentos contundentes. Indispensável para quem pretende expandir seu campo de visão sobre um de nossos maiores tesouros culturais.
Classificação indicativa: 14 anos

Data: 20 e 22/12
Filme: Encontros e desencontros do amor (programa com 07 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 85 min.
Sinopse: O amor, na visão de realizadores brasileiros de várias gerações, é tratado nestes curtas-metragens em suas variadas formas. São todas manifestações daquilo que chamamos amor, mas que se confundem com desejo, paixão, loucura, amizade, delírio, luxúria, obsessão e até mesmo esperança. Seja como for, o amor está presente nessas histórias com tanto ou mais sentido quanto o próprio existir humano, em sua eterna busca.
Classificação indicativa: 16 anos

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

terça-feira, 8 de novembro de 2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE AGOSTO/2011

Exibições às terças e quintas, às 19:30 – Entrada gratuita
Casa da Cultura de Sobral (próximo à Pça. São João)

VERIFIQUE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME
PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO

02 e 04/08
Baile Perfumado
O filme mostra a saga do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando este vivia em plena campanha no sertão nordestino.
Duração aprox.: 93 minutos.
Classificação: 16 anos

09 e 11/08
A Hora da Estrela
Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.
Duração aprox.: 96 minutos.
Classificação: 12 anos

16 e 18/08
O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos)
O sistema carcerário brasileiro visto de dentro: um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.
Duração aprox.: 123 minutos.
Classificação: 16 anos

23 e 25/08
Documentário Musicais
Este programa apresenta registros de alguns gêneros bastante díspares, com enfoque etnográfico da música interiorana à influência estrangeira do punk, para finalizar na saudável mistura eclética e contemporânea do manguebeat pernambucano.
Duração aprox.: 74 minutos.
Classificação: 14 anos

30/08 e 01/09
Samba e bossa nova: música do Brasil
Este programa mostra o dia-a-dia, as apresentações, gravações e entrevistas em deliciosos registros dessa grande paixão brasileira. Do samba de Pixinguinha, Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, passando por Martinho da Vila e João Nogueira, a bossa nova de João Gilberto e a MPB de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Nara Leão.
Duração aprox.: 79 minutos.
Classificação: 12 anos

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dias 26 e 28/07 - Para Sempre Sobral, de Moisés Magalhães, no Cine Falb Rangel


O documentário conta a história de Sobral desde que era Vila Real e Distinta. A narrativa se dá através de depoimentos, cenas de ficção, fotos e filmes antigos recuperados. O filme conta com a participação do padre Sadoc, de Clodoveu Arruda, na época vice-prefeito de Sobral, do historiador Raimundo Nonato, da diretora do Museu Dom José, Giovana Sabóia, dentre outras personalidades de destaque que contribuíram para a realização desse documentário.

Duração: aprox. 34 min.

Classificação indicativa: livre

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE JULHO/2011



Programação Cine Falb Rangel - julho/2010
Exibição às terças e quintas, às 19:30h, no Cine Falb Rangel - Casa da Cultura.
Entrada gratuita - Programação sujeita a alteração
Observe sempre a classificação indicativa do filme

07/07
Rio de Janeiro: a cidade e o morro
Os três curtas-metragens deste programa discutem a relação entre a cidade do Rio de Janeiro e a favela ao longo do tempo.
Duração: aprox. 93 min.
Classificação indicativa: 16 anos

12 e 14/07
Terra Estrangeira
Brasil, 1990. O Plano Collor é anunciado. Sem perspectiva em um país tomado pelo caso, Paco, um jovem de 20 anos de idade, opta pelo exílio após a morte da mãe. Parte para Portugal, aceitando uma encomenda suspeita para pagar a viagem. Em Lisboa, Alex, uma brasileira de 25 anos, acaba de deixar o namorado, envolvido na mesma teia de contrabando. Os destinos desses dois jovens vão se aproximar, inexoravelmente, numa fuga desesperada.
Duração: 100 min.
Classificação indicativa: 16 anos

19 e 21/07
A cidade e seus personagens
Neste programa de curtas-metragens, a cidade brasileira se faz cenário e personagem. Da ficção ao documentário, assistimos a um desfile de personalidades que, de alguma maneira, marcam de forma indelével nossa cultura urbana. Como mostra um dos filmes, os personagens se vêem na corda bamba e, ao desafiarem as leis da “realidade”, exorcizam os sentimentos tácitos e recalcados de nossa alma urbana.
Duração: aprox. 99 min.
Classificação indicativa: 12 anos

26 e 28/07
Para sempre Sobral
O documentário conta a história de Sobral desde que era Vila Real e Distinta. A narrativa se dá através de depoimentos, cenas de ficção, fotos e filmes antigos recuperados. O filme conta com a participação do padre Sadoc, de Clodoveu Arruda, na época vice-prefeito de Sobral, do historiador Raimundo Nonato, da diretora do Museu Dom José, Giovana Sabóia, dentre outras personalidades de destaque que contribuíram para a realização desse documentário.
Duração: aprox. 34 min.
Classificação indicativa: livre

terça-feira, 24 de maio de 2011

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA


CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA – Introdução à Técnica e à Linguagem
Fotográfica
Período: 07 a 10/06
Carga Horária: 40 horas
Local: Faculdades INTA
Inscrições: Coordenação do Curso História
Valor: R$ 270,00
Vagas limitadas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CINE FALB RANGEL TRANSMITE O 1º SEMINÁRIO “A SOCIEDADE EM REDE E O TEATRO”

Parceria: Vivo EnCena e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Local de Transmissão: Cinema Falb Rangel – Casa da Cultura.
Dia 29/4; Sexta-Feira

- 20h. Abertura do evento: Secretária de Cultura do Estado, Secretária Municipal de Cultura, Diretor DCRI Marcelo Alonso, Diretor Regional Joaquim Perucio e Presidente Dragão do Mar.
- Palestra Gestão e Produção Cultural: Desafios e Paradoxos, com Romulo Avelar/ Mediação de Isabel Cristina Fernandes – Teatro.

Dia 30/4; Sábado

- 9h00 às 12h30. Workshop com Maria Lucia Pupo “Teatro, Aprendizagem e Autonomia” (Teatro).
- 14h00 às 17h30. Mesa redonda “Sustentabilidade no Setor do Teatro: Realidade ou Utopia” com mediação de Francis Wilker e participação de Aldo Valentim, Fernanda Martins, Maninha Morais e Wlad Lima (Teatro) / E open space, por volta das 16h30 com condução de Claudia Alves Fabiano
- 18h30 até 21h00. Compartilhando Experiências: Da Elaboração de Projetos e Fundamentação de Ações em Rede. Articuladora: Claudia Alves Fabiano (Teatro).

Dia 1/5; Domingo

- 9h00 às 13h00. Workshop O Artista Gestor: Os Desafios da Contemporaneidade, com coordenação de Maria Helena Cunha (Espaço Mix e Auditório).
- 14h30 até 18h30. Workshop com coordenação de Leonardo Brant (Teatro)
Encerramento.

Apoio:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE ABRIL/2011



CINEMA DE GRAÇA

Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção de entretenimento cultural nas noites de terças e quintas, às 19:30h. O Cine funciona na Casa da Cultura de Sobral. A entrada é gratuita e aberta a todos, VERIFICANDO-SE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME.
No mês de abril continua a programação especial “Bahia 100 anos de cinema”, como parte das ações de preservação e difusão da memória audiovisual desse Estado, iniciativa da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

05/04 e 07/04
A grande feira, de Roberto Pires (92 min.)
Uma empresa imobiliária ameaça de despejo os feirantes de Água de Meninos, em Salvador, que se organizam para resistir. Um marinheiro se vê envolvido nessa luta e se divide entre o amor de Maria da Feira, irmã de um bandido, e de Ely, moça da alta sociedade.
Duração total: 92 min.
Classificação: 12 anos

12/04 e 14/04
Samba Riachão, de Jorge Alfredo (84 min.)
Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século 20. É por meio das histórias deste personagem, um dos mais populares compositores baianos, que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
Duração total:84 min.
Classificação: livre



19/04
Boi Aruá, animação de Chico Liberato (59 min.)
História de um fazendeiro cujo poder é desafiado pela fantástica aparição do Boi Aruá, até o derradeiro confronto, quando se despoja das máscaras e celebra a vitória sobre si mesmo.
Duração total: 59 min.
Classificação: livre



26/04 e 28/04
Eu me lembro, de Edgard Navarro (111 min.)
Uma investida poética de inspiração autobiográfica em que o realizador mistura realidade e ficção para traçar um painel de memória coletiva e, na tentativa de compreender a gênese de seus próprios conflitoss, termina fornecendo pistas sobre algumas das buscas essenciais de sua geração.
Duração total: 111 min.
Classificação: 16 anos

Programação sujeita a alteração.


O Cine Falb Rangel integra a Rede Cine+Cultura – parceria entre Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Programadora Brasil e Prefeitura Municipal de Sobral.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE MARÇO/2011



Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção de entretenimento cultural nas noites de terças e quintas, às 19:30h. O Cine funciona na Casa da Cultura de Sobral. A entrada é gratuita e aberta a todos, VERIFICANDO-SE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME.
No mês de março, será exibida a programação especial “Bahia 100 anos de cinema”, como parte das ações de preservação e difusão da memória audiovisual desse Estado, iniciativa da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

01/03 e 03/03
Bahia de Todos os Santos, Trigueirinho Neto (1960, ficção, 35mm, 102 min.)
A trama gira em torno de um grupo de amigos inconformados com a vida monótona da capital baiana, na época da ditadura de Getulio Vargas. Tonho, um mulato rejeitado pelos pais que vive de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, políticos, religiosos e familiares.
Um dia na rampa, de Luiz Paulino dos Santos (1960, documentário, 16mm, 10 min.)
Um dia na rampa do Mercado Modelo de Salvador, onde chegavam saveiros voltando do Recôncavo trazendo produtos para comercializar na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme.
Vadiação, de Alexandre Robatto Filho (1954, documentário, 16mm, 8 min.)
A capoeira na Bahia, ao som de berimbaus, evolui de luta de guerra para forma popular de dança. Com os mestres Bimba e Valdemar.
Duração total: 120 min.
Classificação: 12 anos

08/03 e 10/03
Barravento, de Glauber Rocha (1961, ficção, 35mm, 81 min.)
Numa aldeia de pescadores, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A volta de um antigo morador altera o panorama pacato do local, polarizando tensões.
A morte das velas do recôncavo, de Guido Araújo (1976, documentário, 16mm, 23 min.)
O filme documenta o desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de Todos os Santos. Esta desempenhava uma importante função econômica além de estética na cidade. Este documentário aborda problemas sócio-econômicos com o propósito de tentar preservar esta memória.
Pátio, de Glauber Rocha (1956, ficção, 16mm, 13 min.)
Duas figuras humanas jogadas sobre um pátio em preto e branco, compondo um jogo de metamorfoses e montagens dialéticas.
Duração total:117 min.
Classificação: 14 anos

15/03 e 17/03
Boi Aruá, animação de Chico Liberato (1984, ficção, 35mm, 59 min.)
História de um fazendeiro cujo poder é desafiado pela fantástica aparição do Boi Aruá, até o derradeiro confronto, quando se despoja das máscaras e celebra a vitória sobre si mesmo.
Catálogo de meninas, animação de Caó Cruz Alves (2002, animação, 35mm, 13 min.)
Dalvinha é uma menina de 14 anos que mora com a mãe e o padrasto. Durante o dia, dentro de casa, ela é tratada como uma empregada doméstica até que conhece o Cabaré Tropical e muda o rumo de sua vida.
Duração total: 72 min.
Classificação: 14 anos

22/03 e 24/03
Sob o ditame de Rude Almajesto, de Olney São Paulo (1976, documentário, 16mm, 13 min.)
As diversas experiências do homem do campo na maneira de pressagiar (prever) a chuva na região nordestina.
Diamante bruto, de Orlando Senna (1977, ficção, 35mm, 101 min.)
Após 20 anos de ausência, um astro de TV retorna à sua terra natal e reencontra seu amor de infância. Esta se recusa a firmar um compromisso e o ator reage a esta atitude mantendo encontros secretos com a esposa de um ex-matador profissional.
Duração total: 114 min.
Classificação: 14 anos

29/03 e 31/03
10 centavos, de Cesar Fernando de Oliveira (2007, ficção, 35mm, 19 min.)
Um dia na vida de um garoto do subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.
A grande feira, de Roberto Pires (1961, ficção, 35mm, 92 min.)
Uma empresa imobiliária ameaça de despejo os feirantes de Água de Meninos, em Salvador, que se organizam para resistir. Um marinheiro se vê envolvido nessa luta e se divide entre o amor da irmã de um bandido e de uma moça da alta sociedade.
Duração total: 111 min.
Classificação: 12 anos

Programação sujeita a alteração.

O Cine Falb Rangel integra a Rede Cine+Cultura – parceria entre Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Programadora Brasil e Prefeitura Municipal de Sobral.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE FEVEREIRO/2011

Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção cultural de lazer e entretenimento nas noites de terças e quintas. A entrada é gratuita e está aberta a todos os que se interessarem.

 
Exibições às terças e quintas, às 19:30 – Entrada gratuita
Casa da Cultura de Sobral (próximo à Pça. São João)

VERIFIQUE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME

01 e 03/02
Documentários Musicais
Filmes: O Mundo é uma Cabeça; Pânico em SP; Rua da Escadinha 162; Seu Minervino e a Viola Caipira; Viva Volta
Tempo total aproximado do programa: 75 minutos.
Classificação: 14 anos

08 e 10/02
Música de invenção
Filmes: A estória de Clara Crocodilo; Mutantes; Pretinho Babylon; Tim Maia; Tira os óculos e recolhe o homem; Walter Franco, muito tudo
Tempo total aproximado do programa: 94 minutos.
Classificação: 14 anos

15 e 17/02
Samba e bossa-nova: música do Brasil
Filmes: Álbum de música; Brasil; Carioca, suburbano, mulato, malandro - João Nogueira; Heitor dos Prazeres; Martinho da Vila Paris 1977; Noel por Noel; Pixinguinha e a velha guarda do samba
Tempo total aproximado do programa: 78 minutos.
Classificação: 12 anos

22 e 24/02
Futebol, paixão nacional (programa com 06 curtas)
Filmes: Loucos de futebol; O mundo segundo Silvio Luiz; Gaviões; Radio Gogó; Mauro Shampoo – jogador, cabeleireiro e homem (Mauro é um ex-jogador do Ibis F. C.); Barbosa
Tempo total aproximado do programa: aproximadamente 108 min.
Classificação: 12 anos