terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dia do Quadrinho Nacional em Sobral/CE


Em 30 de janeiro de 1869 foi publicada em quadrinhos As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini. Essa publicação inspirou a Associação Brasileira de Cartunistas a fundar o Dia do Quadrinho Nacional, celebrado hoje em todo país.

Como parte da programação do Mês do Quadrinho Nacional no Ceará, o Grupo Gattai, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, o Instituto ECOA,a Pró-Reitoria de Extensão daUniversidade Estadual Vale do Acaraú, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, realiza o Dia do Quadrinho Nacional em Sobral. O evento tem entrada gratuita e participação de diversos convidados, nomes respeitados dentro meio da arte sequencial no Ceará, que trarão suas experiências para o público da região norte. Mais informações no blog do Grupo Gattai [www.gattaizine.blogspot.com]. As inscrições antecipadas podem ser feitas no link: http://bit.ly/DQNSobral.

------------ PROGRAMAÇÃO ---------

MANHÃ
09:00 – Exibição – Filme: Origem Secreta: A História da DC Comics
10:30 – Debate – Trabalhando no mercado americano - José Luís e André Pinheiro – Mediador: Zé Wellington
11:15– Oficina – Desenhando com o lado direito do cérebro - Lucas Hikaru e WescleyBraga

TARDE
14:00 – Oficina - Faça você mesmo: Fanzine e quadrinhos independentes – Fernando Lima e Luís Carlos Sousa
15:30 - Debate: Quadrinhos como Profissão e Mercado Nacional – José Luís, Lederly Mendonça e Fernando Lima – Mediador: Luís Carlos Sousa
17:00– Lançamentos de publicações e mesa de autógrafos
A participação nas oficinas e debates garante certificado aos participantes.



E AINDA:
Escambo HQ:  Leve suas histórias em quadrinhos e venda, compre ou troque no local.
Exposição Painéis do Brasil: Com curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, a exposição Painéis do Brasil trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro.

Banca do Brasil: Criado pelo quadrinista Luís Carlos Sousa, o projeto Banca do Brasil leva títulos nacionais de quadrinhos a eventos em todo Brasil.

Avaliação de Portifólios: Os convidados avaliarão o portifólio dos participantes, dando dicas sobre como melhorar o nível do seu trabalho ou se inserir no mercado de trabalho.

Mesa de Caricaturas: Desenhistas do Grupo Gattai estarão fazendo divertidas caricaturas dos participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário